Nuvens raras do tipo Mammatus puderam ser vistas nos céus do Rio de Janeiro em 09 de Março de 2014.
Observadas em: Junho de 2011 e Dezembro de 2011, a formação das nuvens Mammatus é rara e na maioria das vezes está associada à formação de nuvens do tipo cumulonimbus, por vezes indicadoras de tempo severo, em muitos casos no entanto, indica que a tempestade está perdendo força.
Contudo, antes de perder intensidade, o tipo de tempestade que favorece a formação destas nuvens mammatus costuma ter grande movimento ascendente de ar (chamado de updraft), o que pode trazer granizo e ventos fortes. Se originam a partir do ar descendente mais frio e pesado que se choca com camadas mais leves e quentes de ar abaixo delas.
Outra teoria bastante difundida é a de que as nuvens mammatus são compostas de gelo ou água de hidrometeoros, a constituição das nuvens mammatus apresentam-se lisas, controlada por escalas temporais e espaciais e aparentemente a organização das mammatus é individual.
Mammatus (também referenciado por mamma ou mammatocumulus) é um termo da meteorologia aplicado ao padrão de "bolsas" que se formam na base de uma nuvem. O termo "mammatus" deriva do mamma, devido à associação ao formato de mamas ou seios.
|
Foto: Renata Villa Verde |
|
Foto: Renata Villa Verde |
Fontes:
arte divina
ResponderExcluir