quarta-feira, 12 de março de 2014

Arco-Íris de Fogo no Rio de Janeiro no dia 8 de Março de 2014

No último dia 9 de Março, o Rio de Janeiro foi brindado com belas e raras nuvens do tipo mammatus. 

Foto: Jean Alexandre / site: www.deolhonotempo.com.br

Um dia antes também pode ser vista, de maneira bem mais discreta, outro raro fenômeno atmosférico, o Arco-Íris de Fogo. Ele acontece quando nuvens iluminadas de uma maneira especial, oblíqua, difratam a luz em diversas cores em diferentes ângulos.

A difração é um fenômeno que ocorre com as ondas quando elas passam por um orifício ou contornam um objeto cuja dimensão é da mesma ordem de grandeza (ou seja, os seus valores são aproximados) que o seu comprimento de onda. As nuvens difratam, ou encurvam, a luz de uma maneira semelhante, o que a separa em diferentes comprimentos de onda, ou cores.

Nuvens iridescentes geralmente ocorrem em nuvens recém formadas, causadas por uma tempestade de rápido crescimento que empurrou o ar na atmosfera superior através de uma camada de umidade.

O apelido vem do fato do fenômeno produzir um padrão oscilante de cores que vai do azul para o verde, vermelho, púrpura e novamente ao azul, como as cores de um arco-íris.

O que o difere do arco-íris normal é a forma como a luz é dispersa para produzir essas cores, pois nos arco-íris elas são formadas pela refração e reflexão, enquanto no arco-íris de fogo ocorre a já mencionada difração.


Como dito, o fenômeno foi bem discreto, mas com atenção dá para observá-lo na foto a seguir, acima do segundo poste.


Foto: Cristiane Maciel Mahet

Abaixo, podem ser conferidos alguns dos mais belos exemplares de arco-íris de fogo. 

Foto: amusingplanet.com (Silver City, Novo México, EUA, Agosto de 2004)

Foto: amusingplanet.com (Spokane Valley, Junho de 2006)

Foto: amusingplanet.com (Pilesgrove, New Jersey, Julho de 2007)


Fonte: hypescience.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário