quarta-feira, 8 de junho de 2011

Rara formação de nuvens Mammatus no Rio de Janeiro

Como ainda não terminei meu texto sobre a manifestação dos bombeiros, me dei ao luxo de postar um momento de sorte meu, onde consegui captar ao que me parece uma rara formação de nuvens chamada MAMMATUS. 


Infelizmente a qualidade ruim da câmera do meu xing ling não faz jus ao fenômeno que é bem bacana e intrigante, o que deixa minha foto a anos luz das que podem ser encontradas na internet. Mas valeu a pena pela especificidade do acontecimento. 


Logo após às fotos tem um texto que explica o que são as MAMMATUS além de outras fotos desse raro fenômeno. 




Consegui fotos melhores e de outro ângulo com uma amiga chamada Rebeca Brício. 




Mais imagens do fenômeno podem ser vistas na galeria do globo "eu repórter".


A formação das nuvens Mammatus é rara e na maioria das vezes está associada à formação de nuvens do tipo cumulonimbus, mas também podem ocorrer na alta atmosfera associadas a stratocumulus, altocumulus, altostratus, cirrus e cirrocumulus. Também podem ocorrer em "trilhas de condensação" (nuvens artificiais provocadas por aviões) e em nuvens de poeira vulcânicas. Nuvens do tipo Mammatus, quando associadas a um cumulonimbus são indicadoras de tempo severo, mas em muitos casos indica que a tempestade está perdendo força.

Mammatus (também referenciado por mamma ou mammatocumulus) é um termo da meteorologia aplicado ao padrão de "bolsas" que se formam na base de uma nuvem. O termo "mammatus" deriva do mamma, devido à associação ao formato demamas ou seios.

Outra teoria bastante difundida é a de que as nuvens mammatus são compostas de gelo ou água de hidrometeoros, a constituição das nuvens mammatus apresentam-se lisas, controlada por escalas temporais e espaciais e aparentemente a organização das mammatus é individual.











Fonte: Wikipédia / http://meioambiente.culturamix.com / Fotos capturadas da internet

Um comentário:

  1. Boa tarde meu amigo, como vai?
    Realmente você registrou o fenômeno
    no Rio de Janeiro. Este fenômeno
    começou por volta das 14:00 horas...
    Tenho fotos de nuvens semi-transparentes
    vou por umas fotos no meu blog.
    Grato pelo comentário.
    Aloha Alokakari.:

    ResponderExcluir