segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Unificação de Títulos: Justiça Inventada

Eu não poderia deixar de comentar sobre a unificação dos títulos brasileiros proposta e oficializada pela CBF há poucos dias, uma vez que ela tende mais a um ganho político (contraria interesses de São Paulo e Flamengo que lideraram o movimento contra o candidato de Ricardo Teixeira à presidência do Clube dos Treze) do que realmente oferecer justiça aos grandes astros da era de ouro do nosso futebol.

Estranhamente essa estratégia acontece justamente quando dois times cariocas ganharam os dois últimos campeonatos brasileiros e coincidentemente a decisão pela unificação beneficia muito mais a São Paulo do que ao Rio de Janeiro. Nesta divisão dos títulos da Taça Brasil e do Torneio Roberto Gomes Pedrosa a terra da garoa levou 10 títulos enquanto a 'cidade maravilhosa' apenas 2.

Indo aos fatos: Com a criação da Taça Libertadores da America pela Confederação Sul Americana (Commebol) tornou-se imperioso a criação de um campeonato de nível nacional que pudesse indicar os representantes nacionais ao torneio continental. Criou assim a taça Brasil, cujo regulamento nos lembra uma MINI COPA DO BRASIL, uma vez que contava apenas com os campeões estaduais em um mata-mata (com rodadas eliminatórias em jogos de ida e volta).

O primeiro campeonato foi disputado entre 16 equipes no qual sagrou o Bahia como campeão. O segundo em 1960 foi ganho pelo Palmeiras. A partir desse ano o campeão do ano anterior era privilegiado ao entrar apenas na fase final da competição, o que gerou alguns problemas como, por exemplo, a não indicação do clube campeão para a Libertadores em 65 por entender que a competição havia sido descaracterizada.

De 61 a 65 o Santo de Pelé papou todos, beneficiado pelo ótimo time, claro, e também pelo regulamento que proporcionava aos times de Rio e São Paulo (e aos campeões) entrarem já na semifinal. O penta do santos foi assim conquistado com apenas 22 jogos. Isso mesmo, apenas 22 jogos e cinco taças para casa. Hoje são necessárias 38 partidas para um clube ser campeão brasileiro. Vinte e duas partidas = Cinco Taças X Trinta e Oito partidas = Uma Taça. Na Copa do Brasil são 10 partidas por um caneco e na Copa União de 87 o Campeão (em campo) Flamengo jogou 19 partidas.  

Em 66 foi a vez do Cruzeiro e no ano seguinte novamente o Palmeiras. E é aí que as coisas se complicam de vez.

No mesmo ano de 67 outro campeonato surge, O Roberto Gomes Pedrosa, em substituição ao Rio São Paulo passando a incluir clubes de Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná. (Mais uma vez lembrando a Copa União de 87, a competição organizada pelo Clube dos Treze, contava com representantes do futebol Nordestino: Bahia e Santa Cruz).

Este primeiro campeonato, já disputado no sistema de pontos corridos em grupos e posteriormente em mata-mata, foi ganho também pelo Palmeiras, que já havia faturado a Taça Brasil do mesmo ano. Ficamos assim com um absurdo maior do que os dois cariocas do Flamengo em 79 (devido à unificação do Estado da Guanabara ocorreram dois cariocas em 79).

No ano seguinte o Robertão, que ganhou a alcunha de Taça de Prata, passa a contar com clubes do Nordeste e funda assim a base conceitual do brasileiro verdadeiramente com divisões em grupos e quadrangular final.

O torneio foi de 67 a 70 (Palmeiras, Santos, Palmeiras novamente e Fluminense foram os campeões ) dando lugar ao Brasileiro.

Cabe ressaltar que de 68 a 70 foi a Taça de Prata (Roberto) passou a indicar o representante nacional a Libertadores.

Considerando os pontos apresentados identifico os principais obstáculos com a unificação ocorrida.

A. Em nenhum dos torneios conhecidos como Taça Brasil verificamos componentes semelhantes em estrutura a algum brasileiro ocorrido. A ausência de uma fase, de grupos que seja, pôr pontos corridos o distancia dos torneios a partir de 71, ou mesmo aos Roberto Gomes Pedrosa.

B. A estrutura de Taça Brasil, semelhante muito mais a Copa do Brasil, pode gerar desejo comum entre os ganhadores do torneio do primeiro semestre em querer unificar seus títulos com os brasileiros. Torneios de segunda classe como: Torneio dos Campeões de 1982 (Campeonato que teve apenas uma edição, America-RJ foi o primeiro e único campeão) e Copa dos Campeões de 2000 à 2002 (competição disputada entre os melhores colocados nas copas regionais - Rio-São Paulo, Sul-Minas, Nordestão, Copa Norte, Copa Centro-Oeste e que indicava representantes à LIbertadores) poderão ser validados como Brasileiros em algum momento (caso seja de interesse da CBF).

C. O Roberto de 67 não contou com qualquer time do Nordeste, era um Rio-São Paulo aumentado.

D. A Copa União, vencida pelo Flamengo em campo e na justiça comum pelo Sport, mesmo sem ser ter concluído a final, era muito mais semelhante ao brasileiro do que a Taça Brasil.

E. Campeonatos mais antigos como o Argentino e o Português não realizaram a unificação, nem por isso deixam de reconhecer o valor de seus craques do passado.

Portanto não é questão de cometermos injustiça com um passado glorioso de nosso futebol, mas sim de sermos justos com aqueles que disputaram campeonatos estruturados e longos e que não podem ficar em pé de igualdade com campeonatos ganhos com apenas quatro jogos (64 e 65). Os interesses escusos da CBF não podem manipular a história do esporte desse jeito e reescrevê-la a seu bel prazer. 

Para saber mais: 





7 comentários:

  1. Não concordo que tenha sido uma decisão bairrista, e apesar de ao meu ver desnecessária, valoriza um período "década de 60", o qual foi dominado por 2 clubes paulistas. Na minha visão essa decisão tinha que ter sido tomada há 40 anos atrás, hoje é desnecessária. Quando da criação do Campeonato Brasileiro ele já deveria, ou não, ter herdado os campeões anteriores, se isso fosse feito na época, seria natural e não causaria polêmica.

    ResponderExcluir
  2. A Taça Brasil tinha esse formato até pelas possibilidades da época: o Brasil, país de extensão continental, não possuía times suficientes com condições de viajar o ano todo Brasil afora para disputar.

    E vc está seriamente equivocado: a Argentina não só reconhece os campeões de outras épocas, como possui 2 campeões nacionais por ano.

    Você esqueceu de citar as principais ligas de futebol do mundo, que também unificam seus títulos nacionais: Itália, Inglaterra, Espanha, Alemanha, Holanda, França... e por aí vai. Pode chorar a vontade agora, mas com seus argumentos no chão.

    ResponderExcluir
  3. se não tinha condição... então montou-se o campeonato que dava ... mas não era um brasileiro ... no máximo uma copa do brasil...

    Se do alto da sua ignorancia voc~e acha justo que houvesse um regulamento que proporcionava aos times de Rio e São Paulo (e aos campeões) entrarem já na semifinal e que um penta pudesse ser conquistado com apenas 22 jogos, o problema é o seu...

    ResponderExcluir
  4. Se outros países são incoerentes não é motivo para que sejamos também ... 22 partidas ... tá da sacanagem ... é bater na cara de um clube campeão de agora a chamar de ... seu otário !!! E tem um porém eles não decidiram fazer política com a unificação sempre reconheceram os títulos ...

    ResponderExcluir
  5. Outra coisa, campeões de RJ e SP em alguns anos entravam nas semi por serem campeões dos 2 torneios mais fortes do Brasil, eles foram campeões da Taça Brasil com 4, 5 jogos sim, mais depois de disputar mais de 20 jogos nos estaduais para serem campeões e se classificarem para a Taça. Um clube entrar direto na semi é uma coisa, agora chegar na final é outra e ser campeão é outra também. Menosprezar a forma de disputa da Taça Brasil não é certo, o brasileirão nunca teve um padrão antes de 2003, todos os anos tinham regulamentos diferentes, a maioria ridículas como em 1974 que Fluminense e Nacional-AM avançaram de fase pelo critério de quem teve mais público, em 1985 o Coritiba foi campeão com um regulamento que o deixou com o saldo negativo de 2 gols, quando o campeonato teve 60, 70, 80, 90 clubes, muitos foram campeões enfrentando somente 3 ou 4 grandes do Brasil. Muitos brasileirões tiveram nos estaduais os clubes classificados para disputa-lo. Sem dizer também das viradas de mesa. Por último vamos lembrar que em 1979 Guarani e Palmeiras pelo regulamento entraram uma fase antes da semi, os 2 se fossem campeões seriam com 7 jogos, então este brasileirão não iria valer por fazerem poucos jogos. Muitos campeões da libertadores foram campeões com 4 jogos entrando nas semis, desde os anos 80 ninguém entra mais e hoje em dia fazem 14 jogos para o titulo, então os campeões dos anos 60 e 70 nestas condições são valdem??? Tem o mundial FIFA, os 2 continentes mais fortes Europa e América do Sul entram direto nas semis e fazem só 2 jogos, se no futuro a FIFA acabar com isso estes primeiros campeões também serão anulados???

    ResponderExcluir
  6. Meu primeiro comentário não entrou, então repito para aqueles que são contra a Taça Brasil e o Torneio Roberto Gomez Pedroza serem considerado como Campeonatos Brasileiros eu peço que vocês coloquem no GOOGLE - "SABATINA SOBRE A TAÇA BRASIL" - Blog Odir Cunha - Vocês vão ver que a importancia destes 2 campeonatos eram a mesma dos Campeonatos Brasileiros após 1971 através da repercussão da imprensa da época. Respondendo o dono do blog, o primeiro Roberto Gomes Pedrosa em 1967 não contou mesmo com nenhum clube do nordeste, mais contou com os 5 estados mais fortes e evoluidos do futebol brasileiro SP, RJ, MG, RS e PR, lembrando que em todos os campeonatos brasileiros considerando desde 1959 os clubes do nordeste, norte e cento oeste só ganharam 2, o E.C. Bahia em 1959 e 1988, sem considerar o Sport-PE campeão em 1987, oficial mais de um torneio de segundo nivel. Mesmo assim nos anos seguintes 1968-69-70 o Roberto G. Pedroza contou com BA e PE. Já a Taça Brasil Teve grupos em 1967 e 68 na primeira fase, classificando os melhores para as fases mata-mata igual a vários brasileirões após 1971.

    ResponderExcluir
  7. Este rapaz do video aí, esse tal de kfouri é um dos jornalistas mais sem credibilidade do pais, vejam só; ele é a favor ao Torneio R. G. Pedrosa ser brasileirão, aí ele acertou, mais ele é contra a Taça Brasil, por ter campeões com pouco jogos, só campeões estaduais, 2 campeões em 1 ano. Agora veja só, pra ele serve ter campeões mundiais com 1 só jogo (Copa Toyota), 2 campeões em 2000 (Boca e Corinthians), só campeões da Europa e América do Sul, tudo isso pode pra ele não é!. Outra coisa, mundial da Fifa só com campeões continentais e times da Europa e América do Sul entrando direto nas semis e tendo campeões com só 2 jogos, aí pode pra ele né.! E ainda tem o campeão mundial sem titulo da libertadores como em 2000, aí pode pra ele não é.! Bem parcial este rapaz não é!

    ResponderExcluir