domingo, 17 de outubro de 2010

O Segredo de Seus Olhos (El Secreto de sus Ojos, Espanha-Argentina, 2009)






Tive de dar uma pausa nas postagens políticas para poder voltar-me um pouco mais para o cinema. Neste caso, o filme já está nas locadoras mas diante de sua excelência merece a menção.


São filmes assim que nos levam (ou pelo menos a mim) a compreender o porque o cinema brasileiro, apesar de boas bilheterias não alcança o status e respeito no mundo afora como o Argentino. Enquanto entupimos as salas de cinema para ver Caveirões invadindo favelas nossos hermanos exploram sentimentos mais profundos.
 
A produção Hispano-Argentina 'O Segredo de Seus Olhos', ganhadora do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, derrotando o favorito alemão 'Fita Branca' (também sensacional, porém mais denso e menos claro) é simplesmente primoroso.

A história conta a história de Benjamín Espósito que após trabalhar a vida toda num Tribunal Penal encara a aposentadoria. Sem esposa ou amigos decide escrever um romance baseado num acontecimento por qual passou em seu tempo de investigador. Em 1974, ele foi encarregado de investigar um violento assassinato e são os meandros da Justiça (que assim como cá parece permitir grandes descalabros) e o momento político pelo qual passava a Argentina na época que carregam de suspense a investigação que se perdura por muito tempo. Ao resgatar a trama policial, Benjamín irá confrontar sua paixão antiga e terá de refletir equívocos passados e decisões a serem tomadas.

No entanto a sinopse acima é simplista diante da variedade de histórias que ocorrem no filme, mas essas descobertas tem de feitas por cada um e o filme descortina cada uma delas. E o filme realiza a conexão entre elas de um jeito preciso que não permite que o espectador se perca e muito menos perca o interesse. A tensão permanece no ar por quase todo o filme e o diretor Juan José Campanella segura a atenção do que assiste com extrema proeza. 


A fotografia fantástica do filme, por Felix Monti (argentino, mas nascido no Brasil) nos faz entrar no filme, sentir aquele espaço e participar quase que interativamente da trama. Também é graças a ele e sua equipe que temos umas das cenas mais espetaculares do cinema, talvez de todos os tempos. Um plano-sequência* (filmagem de uma cena continua sem cortes) com duração de uns seis minutos em que acompanhamos um estádio de futebol lotado e câmera desce ao campo, quase entre os jogadores, segue até a arquibancada encontrando nossos protagonistas e completando com uma perseguição ao suspeito após ter ocorrido um gol. A câmera nervosa de Campanella segue por entre corredores e banheiros e termina dentro do grande área. Na verdade trata-se de um pseudo plano-sequência, uma vez que existem quatro cortes magicamente escondidos na cena. 

O total controle do diretor sobre as emoções também chamam a atenção, como na cena do elevador, onde é impossível ficar inerte. Sem fala alguma ela é angustinante ao extremo. Por diversas vezes, a câmera bem próxima ao rosto pretende revelar o que olhos querem dizer e neste instante é o belo elenco que consegue passar a verdade revelada em cada olhar. 

O único ponto em que o parco orçamento de R$ 5 milhões fez falta é com relação a maquiagem usada para envelhecer os personagens que careceu de melhor cuidado, ainda mais se você ver o filme em blu-ray. Mas isto não faz cócegas ao brilhantismo do filme. Apesar de seu final ter sido criticado por alguns é totalmente conectado à história e fecha o raciocínio, não deixando brechas. 

Enfim, para os amantes da sétima arte é obrigatório assistir esta pequena obra-prima dos nossos vizinhos, pois com certeza estarão diante de um dos melhores filmes em língua não inglesa dos últimos tempos. 

* Sobre Plano-Sequência veja mais no link ao lado:wikipedia



































Ficha Técnica:
Título original:El Secreto de sus Ojos
Gênero:Drama
Duração:02 hs 07 min
Ano de lançamento:2009
Site oficial: elsecretodesusojos.com
Direção: Juan José Campanella
Elenco: Ricardo Darín , Soledad Villamil , Pablo Rago , Javier Godino , Guillermo Francella
Roteiro:Eduardo Sacheri e Juan José Campanella, baseado em livro de Eduardo Sacheri
Produção:Gerardo Herrero, Juan José Campanella e Vanessa Ragone
Música:Federico Jusid e Emilio Kauderer
Fotografia:Félix Monti
Figurino:Cecilia Monti
Edição:Juan José Campanella



Nota: 10

7 comentários:

  1. De fato, um grande filme. Boa crítica Alan.
    Como gosta de cinema, não deixe de visitar Claquete hein!!!
    Abs

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito da sua crítica. Concordo com ela em grande parte, parabéns. Depois da uma passada lá no meu blog: http://www.cinemasim.blogspot.com .

    ResponderExcluir
  3. Enriquecedora critica, Allan. Bom resumo e adequado esclarecimento de muitos detalhes técnicos importantes deste grande filme.
    Ótima observacao quanto á maquiagem. Ela certamente poderia ter sido melhor.

    ResponderExcluir