domingo, 24 de outubro de 2010

A Farsa Mais uma Vez Revelada !


Em minha postagem anterior eu havia levantado a existência de um corte na filmagem mostrada pelo Jornal Nacional no momento em que Serra é supostamente atingido por um segundo objeto. Vejam o trecho escrito por mim: 

"Vendo as imagens percebemos a grande forcação de barra da Globo. A imagem é horrorosa e não da pra ver nada. Além disso, quando o segundo objeto atinge Serra e o celular abaixa parece que há um corte na imagem e só então ele levanta e mostra Serra com a mão na cabeça". 

Pois bem, eis que surgem mais dúvidas sobre a veracidade dos argumentos globais. Tanto no blog do Azenha (vi o mundo, que está sob suspeita de haqueamento) como no do Paulo Henrique Amorin (Conversa Afiada) postaram um video de Daniel Florencio (filmmaker e documentarista mineiro que mora em Londres), mostrando que Serra não reagiu ao objeto que o perito Ricardo Molina colocou na cabeça do candidato, no Jornal Nacional.  

Entre o suposto choque do objeto na careca de Serra e sua reação passam-se alguns segundos e existe um corte onde me chamou atenção. Quando a câmera do celular abaixa existe uma manipulação do vídeo criando a sensação de que a reação de Serra parecesse ter ocorrido como um ato continuo. O vídeo dá provas disto quando destaca um homem verde que some da filmagem além de mostrar a filmagem original, sem cortes. O mais estarrecedor é que a própria existência do objeto que teria sido identificado pelo perito Molina já passa a ser dúvida. Uma análise das imagens em slow motion mostra o que na verdade seria uma ilusão provocada pelo reflexo que uma pessoa passando por trás de Serra. 

Esta revelação coloca em xeque o perito e a Globo. Mesmo que não tenham sido os autores da fraude, exibiram-na. E fica muito estranho pensar que a imagem tenha passado pelo crivo de ambos sem despertar suspeita. Um perito e uma emissora de televisão com profissionais gabaritados e equipamentos de ponta, sequer suspeitaram de uma possível fraude no video em que até eu consegui enxergar que havia algo de estranho. 

Bom, não seria este o primeiro caso de manipulação midiática com intençõpes eleitoreiras, mas com os recursos de hoje pensar que tamanha farsa passaria despercebido pelo publico é no minimo julgar-nos muito inocentes. 

Vejam o video e tirem suas conclusões. 


Este outro video (Enigmidia) também é interessante: 


O mau estar de ver essas imagens parecem ter afetado internamente a Globo. Segundo Rodrigo Vianna do Escrivinhador (que também está sob ameaça de malware como o blog do Azenha, e por tal motivo não coloco seu link aqui) a redação global viveu momento de grande constrangimento. Vejam só o foi publicado no site (enquanto podia ser acessado): 

"Quando o perito apresentou sua “tese” no ar, a imensa redação da Globo de São Paulo – que acompanhava a “reportagem” em silêncio – desmanchou-se num enorme uhhhhhhhhhhh! Mistura de vaia e suspiro coletivo de incredulidade.


Boas fontes – que mantenho na Globo – contam-me que o constrangimento foi tão grande que um dos chefes de redação da sucursal paulista preferiu fechar a persiana do “aquário” (aquelas salas envidraçadas típicas de grandes corporações) de onde acompanhou a reação dos jornalistas. O chefe preferiu não ver.


A vaia dos jornalistas, contam-me, não vinha só de eleitores da Dilma. Há muita gente que vota em Serra na Globo, mas que sentiu vergonha diante do contorcionismo do  “JN”, a serviço de Serra e de Kamel. (Ali Kamel 
atual diretor da CGJ, Central Globo de Jornalismo)


Terminado o telejornal, os editores do “JN” em São Paulo recolheram suas coisas, e abandonaram a redação em silêncio – cabisbaixos alguns deles.


Sexta pela manhã, a operação kameliana ainda causava estragos na Globo de São Paulo. Uma jornalista com muitos anos na casa dizia aos colegas: “sinto vergonha de ser jornalista, sinto vergonha de trabalhar aqui”.



Para rirmos (um pouco) deem (sem acento) uma olhada na charge de Alpino retratando os principais atentados a personalidades do mundo da política. 



E para fechar: proposta de Cintia B. L. para nova logo da Globo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário